segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A Patologia da manhã infantil


A época em que eu era estudante de Medicina, havia uma curiosa característica no ensino médico: procurava-se mostrar aos alunos os casos mais raros e diferentes, enfermidades cuja descrição só se encontrava em obscuros manuais ou revistas estrangeiras. Descobri assim que há muitas doenças estranhas. Agora: Não tão estranhas quanto as que acometem um garoto de 7 anos à hora em que ele tem de acordar e ir para o colégio. Esses doenças tem as seguintes características:

a) São instantâneas. Tão logo o garoto abre os olhos, ele é atacado por uma muldidão de vírus, bactérias, fungos, enfim, por toda a fauna daninha que povoa este planeta e outros.

b) Manifestam-se pelos sintomas mais variados, e , o que é mais importante, de conhecimento exclusivo do interessado. Se o garoto diz que está enxergando tudo verde, o que é que você responde? Que ele tem uma visão ecológica das coisas? Que verde é uma bela cor? Que você está enxergando amarelo, e portanto vocês dois formam uma dupla patriótica? E se o garoto diz que está tudo rodando, o que é que você faz? Põe-se a rodar ao redor dele, para dar a impressão que ao menos a autoridade paterna está fixa?

c) Resistem a qualquer tratamento. Não adianta você dizer ao garoto: Não é nada, isso já vai passar. Nem adianta vir com aspirina ou gotas antiespasmódicas. Os sintomas infantil zombam de qualquer terapêutica. A única coisa que resolve o problema deles é ficar deitado, de preferencia dormido; ou , no máximo, na frente da TV ligada.


d)Cessam miraculosamente quando você pronuncia as palavras mágicas. Sim, mas quais são estas palavras mágicas? Sossegue, não se trata de nenhum segredo de sábios orientais. Tudo que você tem a dizer é:
Hoje é domingo, não tem colégio. Pronto. Toda a patologia exótica desaparece como por encanto. O garoto só vai encontrá-la denovo quando se tornar estudante de medicina.

( Texto tirado da revista Ciência Hoje das Crianças, número 122. De Moacir Scliar de Porto Alegre.)

/Digitação: Opala, Encontrado por Alice xD

2 comentários:

Comentem... Onegai ^-^